quarta-feira, 19 de setembro de 2007

2007 - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos

2007 - Ano europeu da igualdade de oportunidades para todos
Exposição itinerante sobre a igualdade de oportunidades para todos.

Sob o lema 2007 - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, está a decorrer em Portimão uma exposição itinerante com o objectivo de nos sensibilizar para o direito à igualdade e à não discriminação.

Segundo foi dito num dos discursos de apresentação, esta exposição já percorreu todas as capitais de distrito de norte a sul do país. Portimão é a primeira cidade não capital que a recebe.

Não sei se daí é legítimo tirar a ilação de que a nossa cidade foi considerada ao nível de importância das ditas capitais, mas, como ninguém afirmou o contrário e eu gostaria que o fosse, acredito que sim.

2007 - Ano europeu da igualdade de oportunidades para todos
Representação da Autarquia na cerimónia inaugural.

Tendo como ideia base a não discriminação em função do sexo, etnia, religião, deficiência, idade, e orientação sexual, pretende-se que seja dada a todos igualdade de oportunidades a fim de atingir o obectivo de todos vivermos no seio de uma sociedade justa.

De facto, a meu ver, será nesta área que a sociedade actual evidencia um dos maiores défices. Estamos a uma enorme distância de vivermos numa sociedade realmente justa. Aliás, talvez não cometa nenhuma heresia se disser que as injustiças se acentuaram no decurso das últimas décadas e dos últimos anos.

Cada vez parece haver mais intolerância e menos solidariedade. A ambição desmedida, o atingir fins sem olhar a meios transformaram-se num ideal que parece ser praticado e exaltado no dia a dia como se de uma coisa boa se tratasse.

2007 - Ano europeu da igualdade de oportunidades para todos
Actuação do Grupo Coral da Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro.

Felizmente que existem estas iniciativas. Infelizmente, parece-me, elas constituem mais uma actividade "folclórica" de exorcismo de alguns fantasmas que, por vezes, atormentam as nossas consciências, do que propriamente algo que nos leve a mudar o rumo dos acontecimentos.

Todos os que lá vamos - e gostaria de saber quantos, pois duvido da fartura - ficamos muito "sensibilizados" com o que lá vemos, damos muito boa palavra a quem lá está, temos muita pena dos imigrantes, dos deficientes, dos idosos e de todos os discriminados por esta ou aquela razão.

E, no nosso dia a dia, o que é que fazemos para que haja, efectivamente, uma melhoria das condições de vida dessas pessoas?...

2007 - Ano europeu da igualdade de oportunidades para todos
Actuação do Grupo Coral da Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro.

No final da tarde, já bem no final, actuou o Coral da Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro, constituído por um grupo de simpáticas e divertidas cantoras.

Interpretaram várias cantigas do nosso cancioneiro tradicional com as quais entretiveram e animaram a assistência, que, embora escassa, se mostrou muito interessada.

2007 - Ano europeu da igualdade de oportunidades para todos
Estandarte da Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro.

Ainda de acordo com o espírito do evento, esteve, igualmente, em palco um grupo de dança de jovens, filhos de imigrantes residentes em Portimão, que também deliciaram os presentes, com a alegria, ritmo e entusiasmo que puseram na sua actuação.

Mas, isto não é o mais importante. Essencial era que todos nós, portimonenses e vizinhos de concelhos limítrofes, lá fôssemos, meditássemos bem no objectivo da exposição e, acima de tudo, fizéssemos algo de real para atingir esse objectivo.

Não se esqueça! Vá ao 2007 - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, na Zona Ribeirinha de Portimão de 18 a 23 de Setembro de 2007.

2007 - Ano europeu da igualdade de oportunidades para todos
Actuação de um grupo de dança de filhos de imigrantes residentes em Portimão.