quarta-feira, 30 de maio de 2007

V Symposium Internacional de Escultura - Portimão

Esculturas à beira rio - Portimão
O V Symposium Internacional de Escultura está a decorrer na Zona Ribeirinha de Portimão.

Em Março passado, publiquei aqui um post sobre as esculturas à beira-rio. Pois, esta semana, não sei se por culpa minha - certamente que sim, serei fraco observador - se por o evento não estar suficientemente publicitado, fui confrontado, quase por casualidade, com nova agradável surpresa na Zona Ribeirinha.

Até 3 de Junho próximo, decorre mais um Symposium Internacional de Escultura, na sua quinta edição, junto ao edifício da antiga lota, onde podemos observar os participantes no evento - sete escultores de várias nacionalidades - na sua tarefa de dar nova vida á pedra.

Esculturas à beira rio - Portimão Confrontado com um bloco destes, cabe ao escultor trabalhá-lo e dar-lhe novas formas.

E se algumas delas ainda estão "em bruto" ou pouco mais, outras há que, pela mão de quem sabe - e sente - já tomaram parcial ou totalmente a nova forma que o autor criou no seu imaginário e lhe foi dando, sabe-se lá com que dificuldade.

Pela amostra do que já foi feito, o produto final vai, com certeza, corresponder às expectativas. Não digo dos seus autores, que esses é provável que aspirem sempre a mais e melhor, mas dos que, como eu, apenas sabemos usufruir do resultado do seu trabalho sem nos darmos conta de quão difícil é criar.

Esculturas à beira rio - Portimão
Só com boa protecção se consegue evitar o pó.

Em conversa, no local, com o Mestre Arlindo Arez, escultor e pintor portimonense de nomeada, com atelier em Alcalar, participante no Symposium e seu grande dinamizador, fiquei a saber que o evento é apoiado por várias entidades, nomeadamente, a Câmara Municipal de Portimão. Estamos todos de parabéns: nós e a Câmara. Os dinheiros investidos na cultura são sempre de grande rendibilidade.

No final, os trabalhos realizados serão colocados na Zona Ribeirinha, fazendo companhia às outras esculturas que já lá se encontram, aumentando assim, significativamente, o património cultural da Cidade. Portimão ficará mais rica. E a Zona Ribeirinha ainda mais bonita.

Esculturas à beira rio - Portimão
Todos se entregam entusiasticamente à sua obra.

Vamos, então, aguardar a conclusão do V Symposium Internacional de Escultura de Portimão para, no final, podermos apreciar os trabalhos realizados por estes sete consagrados escultores nele participantes.

Entretanto, não deixe de passar pela beira-rio, onde os poderá ver trabalhar as suas obras ao vivo, junto ao edifício da antiga lota. Vale a pena.

Se quiser ver mais algumas fotografias, siga este link, clicando em galeria de fotos.

Esculturas à beira rio - Portimão
Eis um trabalho muito elaborado e já em fase avançada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também costumo dar umas espreitadelas por este seu blog, e acho admirável a sua capacidade de se desdobrar tanto à babuje do Arade, como pelos confins da serra de Monchique, e conseguir elaborar dois blogs de tamanha qualidade e beleza!

A sua eterna admiradora.

Maraffaada disse...

Curiosamente, no dia 2 de Junho passei pela exposição e, sem ainda ter passado por aqui, pensei que o compadre mais dia menos dia havia de fazer referência à mesma! Daí a brincadeira com a Becas! Deve ter sido bastante interessante acompanhar a realização das esculturas!
beijinhos