segunda-feira, 3 de março de 2008

A Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de S. Catarina - Portimão
Fachada principal da Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha.

Alinhada com o Forte de S. João do Arade, mas na margem direita do rio e sobranceira a este, encontra-se a Fortaleza de Santa Catarina, certamente, o mais importante chamariz arquitectónico da Praia da Rocha.

Foi projectada e construída no século XVII, durante o reinado de Filipe IV de Espanha, para defesa da entrada do Arade a inimigos que o demandassem por via marítima, tendo acolhido no seu interior uma ermida com o mesmo nome que, segundo os historiadores, já existia, anteriormente, junto ao rio.

Fortaleza de S. Catarina - Portimão
Vista de baixo, com toda a sua imponência.

Também é conhecida por Fortaleza de Santa Catarina de Alexandria ou Santa Catarina de Ribamar. A exemplo do que sucedeu ao Convento de S. Francisco, sofreu os efeitos do terramoto de 1755, tendo ficado também bastante danificada. No entanto, ao contrário daquele, foi prontamente reparada.

Diz também quem sabe, que foi, sucessivamente, remodelada até chegar ao que é hoje, nada lhe restando da construção original a não ser a fachada principal. Foi ocupada pela Polícia Marítima e Guarda Fiscal e, com o surgimento da indústria turística, no século passado, inevitavelmente, transformada também em restaurante, café e geladaria... O costume...

Fortaleza de S. Catarina - Portimão
Vista poente, para a praia. Na linda do horizonte, Lagos e a sua baía.

Valha-nos, ao menos, que, ao longo das últimas décadas, tem sido preservada - não tão bem como se desejaria, mas de uma forma "aceitável" - e sempre mantida aberta à circulação pública.

Dessa forma, tem feito os encantos de muitos milhares de turistas, portugueses e estrangeiros, que, para além da sua arquitectura, disfrutam a extraordinária vista sobre o rio, o mar e a própria Praia da Rocha, a partir dos seus pontos de miradoiro.

Fortaleza de S. Catarina - Portimão
Vista da rotunda da marina, numa tarde de inverno.

Pena é que, como factor de realce do monumento e da sua história, não haja um pouco mais de informação acessível a todos os que a visitam. Um pormenor que a Câmara Municipal, certamente, solucionará com a maior das facilidades.

O que se justifica, cada vez mais, pelo aumento de afluência de visitantes, face às alterações da sua envolvência efectuadas nos últimos anos. O complexo da marina, mal ou bem, construído em espaço subtraído ao rio, não deixa de ser um motivo de atracção para todos os que visitam a Praia da Rocha.

Fortaleza de S. Catarina - Portimão
Zona interior, com a cisterna, ao centro, e a capela, à direita.

Consulte mais informação sobre a Fortaleza de Santa Catarina, nas seguintes páginas da internet: IPPAR, Ministério da Cultura e Wikipédia

Até breve.

1 comentário:

Anónimo disse...

Turistas españoles ven mal la "decoracion" comercial tan fea que envuelve este monumento de Sata Cataraina.
Tambien una pena aun peor el estado abandonado del convento Sao Francisco en el puerto.

saludos de Sevilla!