sábado, 27 de janeiro de 2007

Portimão, terra de muitas pontes

Pontes de Portimão
A ponte do Caminho-de-Ferro foi reparada recentemente.

Portimão, terra ribeirinha, sempre afagada pela babugem do rio e, por ele, ligada ao mar...

Por esse Arade, desde tempos ancestrais, viu surgir os barcos que demandavam o seu porto e viu passar, rio acima, muito outros que se dirigiam à grande Xelb árabe - glória histórica do nosso Algarve - Silves.

Inevitavelmente, também sobre esse mesmo rio surgiriam as pontes, indispensáveis na ligação com a outra margem. Aqui as apresento hoje, desde as mais velhinhas, quase centenárias, até às mais recentes, construídas nas últimas décadas.

Pontes de Portimão
A ponte nova, de tabuleiro suspenso e desenho moderno.

As duas mais antigas parecem não ter direito às mesmas atenções de quem é responsável por elas. Uma, a do caminho-de-ferro, foi reparada recentemente e apresenta-se de cara lavada, com um excelente aspecto. A outra, a rodoviária que liga a cidade antiga à outra margem, parece abandonada, à mercê da sorte, ameaçando cair aos bocados.

Basta olhar para o primeiro pilar e ver - no meu caso com muitos arrepios - alguns blocos de pedra que o constituem já desligados uns dos outros e salientes, eventualmente, a prepararem-se para um mergulho nas águas do Arade.

Pontes de Portimão
A velhinha ponte de Portimão, quase a cair aos bocados.

As restantes fotografias destas e das outras pontes podem ser vistas clicando na galeria Pontes de Portimão.

1 comentário:

Anónimo disse...

A vista sobre Portimão que se tem da ponte do comboio é a minha preferida! Nada como chegar a "casa", de comboio, depois de uma temporada fora e ter aqueles minutos para apreciar a nossa terra, antes do desembarque...
:'-)
Carla