segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Portimão, o Portimonense e a Câmara

Jogo de futebol Portimonense-Olhanense
Após largos meses de ausência, o Portimonense voltou a jogar no seu estádio.

Depois de seis meses a jogar no estádio do Algarve, o Portimonense voltou ao estádio de Portimão, onde jogou durante muitas décadas, e logo para se confrontar com o Olhanense, outra equipa algarvia de grandes tradições no futebol português.

Foi dia de festa para os portimonenses adeptos do futebol, já que, para os restantes, a coisa quase passou despercebida. O desafio foi precedido e jogado em ambiente de festa, com direito a fanfarra dos bombeiros e apresentação de todos os atletas do clube, com especial enfoque nas suas camadas mais jovens.

Fiquei a saber, ouvindo uma gravação da conferência de imprensa dada pela direcção, disponível no site do clube, que o estádio, para além de não pertencer ao Portimonense, estava sob ocupação selvagem, pois há trinta anos que os proprietários do terreno nada recebiam do Portimonense e este deixara, há muito, de pedir autorização para o utilizar.

Estádio do Portimonense
No regresso ao estádio de Portimão, o adversário foi o Olhanense.

Antigamente, sempre por cá constou haver fortes ligações do clube à Câmara Municipal, através de pessoas que ou faziam, simultaneamente, parte de órgãos de uma entidade e da outra, ou estariam excelentemente relacionados. Nãi sei se é verdade ou não.

Desde que se levantou a polémica da saída do Portimonense deste estádio e recuperação do terreno pelos proprietários, muitas más-línguas disseram que a intenção era transformar tal espaço numa área de construção de mais uns quantos edifícios, apesar daquele espaço estar classificado no PDM como zona desportiva. Desconheço se qualquer desses ditos corresponde ou não à verdade.

Também, desde há alguns anos, sempre ouvi dizer que a Câmara iria construir, noutro local, um complexo desportivo com campos de futebol onde, eventualmente, o Portimonense passaria a jogar. Continuo a desconhecer a veracidade desse rumor.

Consta, agora, - e na conferência de imprensa da direcção do Portimonense houve quem chegasse a referir essa hipótese - que a Câmara Municipal estará ou irá iniciar um processo de expropriação do dito terreno, depois de falhadas todas as tentativas de chegar a um acordo com os respectivos proprietários. Não me perguntem que eu também não sei se é verdade.

Ora, tudo isto vem a talhe de foice, a propósito do meu último post em que falava da necessidade de espaços na cidade.

Estádio do Portimonense
No seu regresso a casa, o Portimonense foi feliz e venceu o Olhanense por 1-0.

Dizia eu que pouco mais nos restava, em termos de espaços, do que a zona ribeirinha. Pois esse pouco mais referia-se exactamente ao estádio de futebol e à sua zona circundante.

Com expropriação ou sem expropriação - os direitos dos proprietários devem ser respeitados, embora o interesse público se sobreponha - é, sem dúvida, a última grande oportunidade de brindar a cidade de Portimão com aquilo que poderá vir a ser um precioso espaço, de preferência verde, com excelente localização, tentando compensar a triste paisagem carregada de edifícios bem altos e horrorosos que, ali ao lado e um pouco por toda a cidade, foram construídos uns em tempos que já lá vão, outros em tempos muito recentes. E continuam...

Veremos se a Câmara Municipal tem possibilidades e capacidade para gerir esta situação da melhor forma para a cidade, já que vontade acredito que, certamente, não lhe faltará.

Fico em grande expectativa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou curiosa para saber onde irá parar esta polémica... Está prometido um grande complexo desportivo (novo estádio incluído) na (infelizmente) famosa zona do "Palácio" mas não há meio de se ver movimentações nesse sentido...
Entretanto, este blog vai tendo o condão de me fazer ir ao "baú" das recordações... Até ter doze anos (era de borla), de 15 em 15 dias, lá ia com o meu pai à bola... Nos bons tempos em que o Portimonense estava na primeira divisão, em as grandes equipas vinham penar ao nosso estádio (principalmente o FCP que costumava sair de Portimão pouco satisfeito com o resultado... uma das vezes o Sr. Pinto da C. até teve de passar pelo hospital...:)... Era um ambiente fantástico, imagino que seja ainda! Ah! O cheiro a polvo assado também faz parte das minhas memórias!
Fique bem!
Carla

Chanesco disse...

Caro MaD

Esta foi uma verdadeira surpresa, encontrá-lo aqui neste cantinho e logo em dia de derbi.
À babuja(estar ou andar à) em Toulões significa: estar à coca, à espera por uma oportunidade, andar às sobras..., vulgo "andar à mama" (podemos dizer hipoteticamente, que o golo do Portimonense foi marcado por um avançado que andava à babuja em frente à baliza.

Mas esta história do futebol, quando mete negócios imobiliários vale tudo para deixar os clubes, principalmente os pequenos, na penúria, geralmente agarrados a hipotecas de utilidade duvidosa.

Um abraço e parabéns por mais esta iniciativa.