sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

O Carnaval em Portimão

Revista de Carnaval do Boa Esperança - Portimão
O Boa Esperança tem em cena a sua tradicional revista de carnaval.

E a justiça que é linda
Linda, linda demais
E a justiça que é linda
E injustiça é o que há mais

Perdoem-me se não corresponde exactamente ao original, pois escrevo-a de memória, mas é com esta quadra que o Grupo de Teatro do Boa Esperança abre o seu espectáculo de Revista do Carnaval 2007, em Portimão. Que outro tema poderia ser mais oportuno caricaturizar em Portugal neste momento?...

Trata-se de um excelente grupo amador da nossa terra que, a pouco e pouco, tem vindo a conquistar um lugar de relevo na preservação do teatro de revista, cujas representações já são apreciadas, há alguns anos, muito para além dos limites do nosso concelho, com público não só de todo o Algarve como de outras partes do sul do país.

E, assim, vai cumprindo a tradição de ser uma das raras manifestações comemorativas do carnaval na nossa cidade, para além dos bailes das três sociedades recreativas - Boa Esperança, Glória ou Morte e Vencedora - e de outras espontâneas iniciativas individuais ou de pequenos grupos, que, na generalidade, têm pouco mais espectadores do que os próprios foliões.

Carnaval em Portimão
Os Bombeiros de Portimão marcaram presença na sua cidade, que pouco brinca ao carnaval.

Este ano, a meteorologia não colaborou e estragou por completo a habitual festa dos mascarados, na Segunda-Feira, na sua deslocação trapalhona entre as três Sociedades, que costuma contar com uma assistência significativa de portimonenses e não só.

Assim, manifestações de rua, ficam-nos o desfile das crianças das diversas escolas, o aparecimento, quase relâmpago, da charola dos Bombeiros e a comparência dum pequeno grupo de foliões ligados à Casa do Sporting de Portimão, segundo julgo.

Portimão, a segunda maior cidade do Algarve, tem obrigação de fazer melhor. E não me refiro a "brasileiradas" do género das que fazem em Loulé e noutras terras portuguesas, que nada têm a ver com as nossas tradições, mas a alguma animação genuína, como se fazia antigamente em todas as cidades, vilas e aldeias, com a participação directa de toda a gente.

Carnaval em Portimão
Não é preciso gastar muito dinheiro para nos divertirmos. Basta gostar e haver capacidade de iniciativa.

Estou convencido que, se os órgãos autárquicos - Câmara e/ou Juntas de Freguesia - ou, talvez melhor ainda, uma ou várias Associações Recreativas tomassem qualquer iniciativa nesse sentido, com muito pouca despesa, teríamos uma Terça-Feira de Carnaval na rua, bem animada para muitos portimonenses que, assim, ou ficam em casa ou se deslocam para terras vizinhas.

Posso-lhes garantir que, nestas pequenas brincadeiras de carnaval a que assisti, vi espontaneidade, alegria, participação e ar de verdadeira festa no rosto dos poucos que tiveram a sorte de a elas assistir e participar.

Se quiser ver mais algumas fotografias visite esta galeria.

Carnaval em Portimão
Estas são manifestações genuínas de comemorar o carnaval à nossa maneira.

Sem comentários: